Home SUPERBOY JORDAN GOLDWYN ROCKY GOLDWYN ALÍCIA RADAR
Home
SUPERBOY
JORDAN GOLDWYN
ROCKY GOLDWYN
ALÍCIA RADAR
TITAN GOLD CHIP
ALQUIMIA
Quem somos
SAUDADE LE
TETEIA OG
FABEL UTOPIA
Plantel Girol.
Plantel Gir
MAGNO SANSÃO
LACTAÇÃO
O Girolando
O Gir Leiteiro
contato

                                  A RAÇA GIROLANDO  

              FATOS E DADOS HISTÓRICOS

 

A origem do primeiro Girolando não dista muito do tempo.


As primeiras notícias do surgimento desses animais datam-se da década de 40.


Pelos anseios dos criadores brasileiros, começou a ser praticado o cruzamento do Gir com o Holandês intensamente, procurando que as duas raças se complementassem com rusticidade e produtividade.


A multiplicação desses animais, mesmo desordenadamente, foi acelerada pela alta produtividade e eficiência reprodutiva. Atualmente encontramos o Girolando em todos os Estados da Federação.


Certificando-se disso, em 1989 o Ministério da Agricultura, juntamente com as Associações representativas, traçaram as normas para formação do Girolando - Gado Leiteiro Tropical (5/8 Hol + 3/8 Gir - Bi Mestiço), transformando-o em prioridade nacional.


E a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, por sua estrutura física e administrativa, e pelo trabalho sério e eficaz durante os dez anos do programa Procruza, foi dignificada para comandar e executar as normas para formação da raça Bovina Girolando.


 

VIGOR HÍBRIDO:  UM DOS MAIORES ATRIBUTOS DO GIROLANDO


A utilização de heterose é a mais útil e extensiva aplicação da moderna genética. Processo de resposta rápida, sendo ainda o método que pode utilizar mais intensamente as qualidades existentes nas raças puras.


Geralmente, o nível de resposta do vigor híbrido é maior para os caracteres de baixa herdabilidade, e que por sua vez possuem maior valor econômico.


Dádiva da natureza, pois tal é a superioridade do Girolando, que além de ter conjugado a rusticidade do Gir e a produção do Holandês, adicionou características desejáveis das duas raças em um único tipo animal, fenotipicamente soberano, com qualidades imprescindíveis para produção leiteira nos trópicos.

 

 

                                       A FORMAÇÃO DA RAÇA

 

Modernamente não se cogita de fazer comparações entre raças com espírito competitivo, mas trabalhar de maneira a buscar as qualidades que cada uma possa oferecer, em diferentes ambientes, para que se complementem com mais eficácia econômica.


A raça, fundamentalmente produto do cruzamento do Holandês com o Gir, passando por variados graus de sangue, direciona-se visando a fixação do padrão racial, no grau de 5/8 Hol + 3/8 Gir, objetivando um gado produtivo e padronizado.

Fonte: site
www.girolando.com.br

 

Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.
Site Map